Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

sábado, 28 de setembro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - INTRODUÇÃO

   INTRODUÇÃO
   
   A carta aos Gálatas nasceu de uma necessidade  da igreja que haviam sidas invadidas por uma falsa doutrina introduzidas por judaizantes da época. Estes diziam que para o cristão ser salvo eles deveriam ser circuncidados e guardar a lei de Moisés, também negavam que a graça de Jesus Cristo era suficiente para salvá-los. Com isso colocava em dúvida o apostolado de Paulo e o evangelho que ele pregava.
   
   Infelizmente nos dias de hoje ainda encontra-se lugares onde acredita-se que pelas obras da lei pode alcançar o favor de Deus, por isso a epístola aos Gálatas é tão oportuna, necessária e atual. É a carta que nos direciona a verdadeira liberdade e não a libertinagem, a sermos obedientes a Cristo e não a um grupo de legalistas.
  
   O apóstolo Paulo procura responder a duas perguntas: A fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador é o único requisito para a salvação? É necessário obedecer a certas práticas e leis judaicas do Antigo Testamento para se obter a salvação em Cristo? Paulo mostra que o propósito da lei não era salvar e sim revelar o pecado, não era levar o homem ao céu e sim ao Salvador. Paulo nos mostra que as exigências da lei não tem nada haver com a operação da graça de Deus em Cristo para salvação no Novo Concerto e que o crente quando crê e aceita seguir a Jesus Cristo recebe o Espírito Santo e com Ele a nova vida espiritual.
   
   Os capítulos um e dois são autobiográficos. Paulo já inicia sua carta afirmando que ele é apóstolo da parte de Deus e não dos homens. Que ele foi separado por Deus no ventre de sua mãe e aprouve a este Deus revelar seu Filho nele, para que O pregasse entre os gentios. 

   No capítulo três, Paulo enfatiza que o cristão recebe o Espírito Santo pela pregação da fé e não por obras da lei. Também diz que por eles serem insensatos, eles haviam sido enfeitiçado pela mentira. Note essas duas palavras usadas pelo apóstolo:

Insensatos = Grego Anoetos = espiritualmente néscios, a qual enfatiza uma ação sem sabedoria.
Fascinou = Grego Abaskanen = que trás a ideia de um feitiço, enfeitiçar, lançar um encanto, procurar prejudicar alguém mediante um mau-olhado ou palavras malignas.

   Os crentes da galácia estavam fascinados, enfeitiçados, completamente cegos após ter dado ouvidos àqueles que queriam transtornar o evangelho de Cristo. Ele disse no capítulo um que mesmo  mesmo se um anjo do céu pregasse outro evangelho além daquele que ele já havia sido pregado, esse anjo deveria ser reprovado. Após eles terem desfrutado do evangelho com tal clareza, foram afetados pelo engano de Satanás que é mentiroso e pai da mentira(Jo 8.44).

   No capítulo quatro o apóstolo Paulo diz que nós fomos adotados por Deus e por isso Ele nos enviou o Espírito de seu Filho. Então no capítulo cinco ele vai dizer que os crentes devem andar em Espírito para não satisfazer o desejo da carne(5.16), porque quem é guiado pelo Espírito, não está debaixo da lei. A lei diz assim: "maldito seja aquele que vive pela lei e não as cumprir totalmente"(Dt 27.26). Sobre o mesmo assunto Paulo escrevendo para os romanos diz: "Porque o pendor da carne é morte; mas o pendor do Espírito é vida e paz"(Rm 8.6). 
   Paulo então faz um contraste entre as obras da carne, que ele faz uma lista enorme, e o frutos do Espírito, o qual é o propósito deste estudo. Paulo conclui sua epístola com uma alusão ao seus sofrimentos por amor a Cristo(6.17).


Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
Pastor Edson
  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário