Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

JESUS TRANSFORMA ADVERSIDADE EM OPORTUNIDADE

 João 13.1-20

   Jesus em seu ministério terreno, sempre foi capaz de transformar um problema, ou seja, uma adversidade em uma oportunidade para ensinar àqueles que lhe estavam próximo. Poucas horas antes de passar deste mundo para o Pai, Jesus reuniu seus discípulos para compartilhar sua última ceia terrena onde revelaria aos doze que um deles iria o trair naquela noite. Nesta ocasião Jesus deu o maior exemplo de humildade já visto.
   O doutor Lucas nos revela em seu evangelho que após Jesus ter dito que um dos que comia a ceia com ele em breve iria traí-lo, os discípulos começaram a perguntar entre si, qual deles seria e também começaram a contender(competir, disputar a primazia) qual deles parecia ser o maior(Lc 22.21-24). Note que Jesus ao observar o que estava acontecendo, visto que isso não era a primeira vez que isso ocorria, aproveitou para ensiná-los algo mais sobre humildade, utilizando-se do lavar os pés. Tal serviço era feito pelo menor servo(escravo) da casa. Antes porém vamos ver outras duas vezes que isso já havia ocorrido: 
  1.  "Naquela hora, aproximaram-se de Jesus os discípulos, perguntando: Quem é, porventura, o maior no reino dos céus? E Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.  Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus" (Mt 18.1-4).   
  2. "Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe:Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João. Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos". (Mc 35-44).  
   Eles queriam primeiramente saber quem era o maior no reino dos céus, porém não haviam aprendido como ser o maior aqui no reino terreno. Queriam sentar-se ao lado do Senhor, na glória, porém não haviam aprendido que lá(na glória) não há diferença entre senhor e servo, que o grande é aquele que serve e não o que é servido. 

   João nos revela que após a preparação da ceia, o diabo semeou no coração de Judas Iscariotes o desejo de trair Jesus(v2)  esse desejo chegou a tal ponto que veio a ser condebido mais tarde(27) e finalmente consumado (Lc 22.48). Na epístola de Tiago podemos ver exatamente como o pecado agiu em Judas e age também em nossas vidas, quando assim damos alguma brecha, pois ele anda ao nosso derredor, buscando quem possa tragar:  
   "Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte." (Tg 1.14,15). 
   Primeiramente ocorre a morte espiritual, como aconteceu com Adão, em seguida morremos fisicamente.
   
   Jesus cingiu-se com uma toalha e tomando uma bacia começou a lavar os pés dos discípulos. Esse serviço era executado pelos escravos da casa, por isso a indignação e recusa de Pedro em permitir que Jesus lavasse os seus pés. Pedro reconhecendo que ele é o menor(humilde) e nesse caso não poderia deixar que Jesus sendo o maior fizesse aquele serviço.
  No antigo testamento vemos uma mulher cujo nome era Abigail, os soldados de Davi foram buscála para para ser sua esposa, antes porém, essa se ofereceu para ser aquela(serva) que lavaria os pés dos soldados do rei(1Sm 25.30,31).
   Ao ser advertido por Jesus, creio que Pedro por divina revelação, compreendeu o tremendo ensino contido na frase: "Se eu não te lavar os pés não tem parte comigo", tratando-se não somente de um ato singelo mas de algo espiritual, conforme vemos escrito mais adiante, em João 15.3 "vós já estais limpos pela palavra que vos tenho pregado".  

   A partir do versículo 13, Jesus passa a aplicar e ensinar o que é "lavar os pés" uns dos outros:
1º) Os discípulos o reconhecia como Mestre e Senhor e realmente ele era, porém Jesus coloca isso na ordem correta, ele primeiramente é Senhor(ministério celeste) e depois é Mestre(ministério terreno).
2º) Eles deveriam aprender que perante o Senhor, aquele que tem autoridade é igualmente ao que serve, asim como perante Deus o enviado(Jesus) é igualmente aquele que o enviou(Deus, o Pai).

   Jesus finalizou e procurou deixar bem claro que somente uma pessoa possuidora de um espírito humilde pode aprender e praticar esse princípio e sendo assim ser reconhecido por Ele por "bem aventurado", como ele já havia ensinado no sermão do monte:"Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" (Mt 5.3).

   Então fica a dica do apóstolo Paulo: 
"Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo."(Fp 2.3)

Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
Pastor Edson   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário