Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - ALEGRIA



   "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."(Gl 5.22,23)

ALEGRIA ou GOZO. (Gr. chara); sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus.

  
   A alegria do cristão não é momentânea e falsa, pois é gerada em Deus, produzida pelo Espírito Santo e habita naqueles que foram regenerados. Nós a experimentamos somente a medida em que permanecemos em Cristo(Jo 15.1-11). É uma plena alegria que não depende das circunstâncias e mesmo diante das dificuldades, os filhos de Deus não desanimarão, ela impulsiona o crente a permanecer firme nas promessas do Senhor, visto que está intimamente ligada a sua Palavra, à obediência aos seus mandamentos(Jo 15.7,10,11) e à separação do mundo(Jo 17.13-17).

   A alegria possui uma fonte em resposta a uma promessa. É companheira da Salvação da pessoa e do corpo de Cristo. Também podemos experimentá-la mesmo em grandes tribulações, vejamos:


      1º) A alegria provem de Deus:

o qual, nas gerações passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos; contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.”(At 14.16,17)

            a) Há alegria quando estamos na presença de Deus:

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.”(Sl 16.11) 

     2º) A alegria é uma promessa de Deus

Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.”(Jo 16.22)

    3º) A alegria é parte integrante da nossa Salvação em Cristo Jesus:  
    "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais(alegrais), embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,"(1 Pe 1.3-6)

Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.”(Sl 51.12)

     4º) A alegria por fazermos parte da família de Deus:

E também diz: Alegrai-vos, ó gentios, com o seu povo.”(Rm 15.10)

     5º) A alegria pode ser experimentada mesmo na tribulação:

Coletivamente:Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinados a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando”(1 Pe 4.12,13).


Individualmente:Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;”(Cl 1.24).

   Vale lembrar que a epístola aos Filipenses, conhecida como epístola da alegria, foi escrita em grande tribulação da parte do apóstolo Paulo que encontrava-se encarcerado em uma prisão. Mesmo assim não vemos um homem desanimado, triste ou decepcionado, muito pelo contrário. O ápice da carta está no capítulo quatro: "Alegrai-vos, sempre, no Senhor; outra vez vos digo alegrai-vos."(Fp 4.4).


Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.

Pastor Edson



4 comentários:

  1. muito bom esse estudo..procurava algo mais detalhado e aqui encontrei..que Deus o inspire cada dia mais para passar conhecimentos biblicos

    ResponderExcluir
  2. Amém, avancemos para o alvo.
    Somos embaixadores de Cristo neste mundo, marchemos pelo Reino!

    ResponderExcluir
  3. Amém, avancemos para o alvo.
    Somos embaixadores de Cristo neste mundo, marchemos pelo Reino!

    ResponderExcluir