Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - ALEGRIA



   "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."(Gl 5.22,23)

ALEGRIA ou GOZO. (Gr. chara); sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus.

  
   A alegria do cristão não é momentânea e falsa, pois é gerada em Deus, produzida pelo Espírito Santo e habita naqueles que foram regenerados. Nós a experimentamos somente a medida em que permanecemos em Cristo(Jo 15.1-11). É uma plena alegria que não depende das circunstâncias e mesmo diante das dificuldades, os filhos de Deus não desanimarão, ela impulsiona o crente a permanecer firme nas promessas do Senhor, visto que está intimamente ligada a sua Palavra, à obediência aos seus mandamentos(Jo 15.7,10,11) e à separação do mundo(Jo 17.13-17).

   A alegria possui uma fonte em resposta a uma promessa. É companheira da Salvação da pessoa e do corpo de Cristo. Também podemos experimentá-la mesmo em grandes tribulações, vejamos:


      1º) A alegria provem de Deus:

o qual, nas gerações passadas, permitiu que todos os povos andassem nos seus próprios caminhos; contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria.”(At 14.16,17)

            a) Há alegria quando estamos na presença de Deus:

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.”(Sl 16.11) 

     2º) A alegria é uma promessa de Deus

Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.”(Jo 16.22)

    3º) A alegria é parte integrante da nossa Salvação em Cristo Jesus:  
    "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais(alegrais), embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações,"(1 Pe 1.3-6)

Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.”(Sl 51.12)

     4º) A alegria por fazermos parte da família de Deus:

E também diz: Alegrai-vos, ó gentios, com o seu povo.”(Rm 15.10)

     5º) A alegria pode ser experimentada mesmo na tribulação:

Coletivamente:Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinados a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando”(1 Pe 4.12,13).


Individualmente:Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;”(Cl 1.24).

   Vale lembrar que a epístola aos Filipenses, conhecida como epístola da alegria, foi escrita em grande tribulação da parte do apóstolo Paulo que encontrava-se encarcerado em uma prisão. Mesmo assim não vemos um homem desanimado, triste ou decepcionado, muito pelo contrário. O ápice da carta está no capítulo quatro: "Alegrai-vos, sempre, no Senhor; outra vez vos digo alegrai-vos."(Fp 4.4).


Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.

Pastor Edson



8 comentários:

  1. muito bom esse estudo..procurava algo mais detalhado e aqui encontrei..que Deus o inspire cada dia mais para passar conhecimentos biblicos

    ResponderExcluir
  2. Amém, avancemos para o alvo.
    Somos embaixadores de Cristo neste mundo, marchemos pelo Reino!

    ResponderExcluir
  3. Amém, avancemos para o alvo.
    Somos embaixadores de Cristo neste mundo, marchemos pelo Reino!

    ResponderExcluir
  4. Pastor Edson muito bom seus estudos sobre a alegria como sendo fruto do Espirito Sando. A verdadeira alegria vem de DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus parabéns muito bom crescimento espiritual Deus te abençoe sua vida e família.

    ResponderExcluir
  6. ALELUIA! Recebi este fruto da alegria no encontro TREMENDO com CRISTO.Foi algo tão forte que contagiou todos que estavam na sala. Riamos tanto de rolar no chão.foi uma experiência inesquecível.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse estudo Parabéns que Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir