Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

quinta-feira, 19 de abril de 2012

RESUMO DA AULA EM HEBREUS 3.1-6 (parte 2)

A paz de Cristo Jesus esteja com todos.

   Hoje dando continuidade ao estudo do texto de Hebreus capitulo 3, irei postar algumas riquezas encontradas nos versículos 2 ao 6 dessa carta.

   Separei duas palavras que estudamos no nosso último encontro, são elas: edificar e casa.
   A primeira delas, edificar  foi traduzida do grego "oikodomêo", que é a junção de duas palavras oikos = casa +  demo = construir, literalmente é construir uma casa. Ela aparece três vezes nesses versículos e quando estudamos o número 3 na Bíblia, vemos que tem relação com Deus, com a Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Em Isaias 6.3 "Santo, Santo, Santo". São três os atributos de Deus: onisciência, onipresença e onipotente. Em Gênesis 18 aparecem três anjos a Abraão, no entanto o versículo primeiro diz que "apareceu-lhe o Senhor. Também é o número universal da felicidade verdadeira que só existe na comunhão com Deus.

   Partindo desse principio vemos que a palavra edificar tem estreita relação com a outra palavra casa. Essa aparece seis vezes nos versículos 2 ao 6. O número 6 na Bíblia tem relação com o homem.
  Veja: o homem foi criado no sexto dia Gêneses 1.26,27,31. Trabalha seis dias e folga um, o sexto mandamento refere-se ao pecado(homicídio) Ex 20.13, Abrão orou em favor de Sodoma seis vezes Gn 18.28-32. 

   No contexto dos versículos 2 ao 6 vemos que a casa que o autor está falando é o nosso corpo e não a uma construção. Podemos confirmar através do próprio texto, conforme diz em Hebreus 3.6.

   A primeira vez que aparece aparece a palavra edificar na Bíblia nós encontramos no texto de Gn 2.22 " E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, edificou uma mulher...". Algumas traduções da Bíblia irá aparecer  palavras como: formou, transformou, fez, porém nas  Bíblias de estudo há uma referência sobre essas palavras, onde diz  que ela na realidade vem da palavra hebraica edificou. Sendo assim, começa a ficar mais claro o texto de Hebreus, pois já sabemos que a casa somos nós (Hb 3.6) e aqui (Gn 2.22) Deus toma uma costela de Adão e edifica uma mulher (casa). Chegamos a conclusão que desde o princípio Deus já tinha o propósito de habitar nessa casa (corpo), por isso à edificou.

   Vamos ver alguns versículos ao longo da Bíblia que trás relação a Deus morar em uma casa. Em Gênesis 28.22 Jacó pegou a pedra que dormira em cima e fez uma coluna e disse que ali seria a casa de Deus, porém não era propósito de Deus habitar em uma coluna. Em Êxodo 25.8 diz: "...me farão um santuário e habitarei no meio deles..." nessa passagem Deus manda o povo trazer ofertas para a construção do tabernáculo, porém também não era propósito de Deus morar ali para sempre, aquilo seria apenas uma figura, sombra do verdadeiro. Em 2 Samuel 6, Davi trás a Arca da Aliança para Jerusalém, pois a Arca era sinal da presença de Deus, e o meio pelo qual o profeta falava com Deus. Em 1 Reis 6.2 Salomão edificou uma casa ao Senhor, o famoso "templo de Salomão". Mais tarde quando orava, o Rei Salomão chegou ao entendimento que Deus não habitaria para sempre ali, e nem o céu dos céus poderiam contê-lo (1 Rs 8.27), mas como já vimos o propósito inicial de Deus sempre foi o de habitar no homem e iria se cumpriria com a encarnação, morte e ressurreição de Cristo. (João 14)
   
   Voltando agora para o texto de Hebreus faça uma nova leitura com essa  perspectiva de que o autor está se referindo ao nosso corpo e que Deus sempre teve a intenção de habitá-lo, veja também que o autor fala da fidelidade de Moisés como servo e a fidelidade de Jesus como Filho.


   Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
   E

Nenhum comentário:

Postar um comentário