Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

terça-feira, 17 de abril de 2012

PARA TUDO NESSA VIDA HÁ UM PROPÓSITO DE DEUS

   Quando olhamos para a destruição de Sodoma e Gomorra (Gn19) juntamente com quase todos seus habitantes, vemos que apenas Ló e suas 2 filhas sobreviveram. A cena que se segue nos choca, tanto quanto a primeira. Além de Deus destruir uma cidade inteira irá permitir as filhas coabitarem com o pai, cometendo incesto e desse iria gerar filhos que por muitos séculos iriam ser os opressores do povo escolhido de Deus, ou seja de Israel. Indagamos: Por que Deus fez isso? Como Deus permitiu isso? Porém no decorrer da história vemos que tudo estava e sempre estará debaixo das mãos e no controle do Onipotente, do Oniciente!

     Desde a criação de Eva, Sara, Raquel, Rebeca, Tamar e Débora, Deus não esteve tão interessado em adicionar uma mulher gentia na genealogia de Cristo como esteve com Rute. Quando Elimeleque empobreceu, conforme os moldes
de Levítico 25:23, e vendeu parte de sua herdade, ninguém podia imaginar que, nessas circunstâncias, na vida deste homem, poder-se-ia contar a história da redenção dos homens no resgate efetuado por Boaz. Quando um homem vendia parte, ou um todo, de sua herdade cabia-lhe três meios de resgate segundo o texto (Lv 25). Ele poderia encontrar por meios próprios o valor do resgate e pagá-lo para ter a sua propriedade de volta; ele poderia clamar por um parente remidor, o qual deveria ter posses para realizá-lo ou simplesmente esperar pelo ano do Jubileu (a cada 50 anos), o que não era muito bem apreciado pelos orgulhosos homens daqueles dias. Ao vender a sua terra, o esposo de Noemi jamais pensou que voltaria tê-la de volta em suas mãos. A fome foi a grande circunstância que Deus utilizou para realizar seu propósito. 
     Belém de Judá era uma cidade pequena, de onde sairia o mais respeitado homem daquela nação, o Messias. Deus precisava trabalhar. Quando aquelas pessoas saíram como família, pai, mãe e dois filhos, pensavam em voltar, mas algo sobrenatural aconteceu. Circunstâncias como essas levaram Abraão ao Egito, e quando voltou, Agar veio com ele. Essa jovem causou tantos problemas que ate hoje são evidentes na nação mas, por outro lado, Rute foi a causa de grandes bênçãos para a nação.

Rute 1:1: Aconteceu que, no passar dos dias dos juízes, houve uma fome sobrenatural sobre a terra. E um homem de Belém de Judá vendeu parte de sua herdade e foi habitar nos campos de Moabe, ele, sua esposa e seus filhos, porque a fome era grande no país.

     Deus os levou a todas as terras de Moabe, filho de ,(por isso a introdução) para de lá trazer Rute. Era a contribuição de Ló no processo remidor, e o motivo pelo qual Deus se interessou em salvá-lo da destruição de Sodoma. O papel de Malom e Quiliom foi nascer e atrair as mulheres para o grande propósito de Deus.

Rute 1:2: O nome deste homem era Elimeleque, o nome de sua esposa era Noemi e osnomes de seus filhos eram Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá. E chegaram à terra de Moabe e se estabelecerem ali.  

     O papel de Elimeleque estava cumprido. Nasceu para ser pai de dois filhos em Belém, os quais serviriam para atrair uma das mais preciosas mulheres para o propósito de Deus!

Rute 1:3: E morreu Elimeleque, esposo de Noemi, e esta se achou só com seus dois filhos.

     Dez anos em Moabe, e a fome não passava. Deus, porém, tem tudo sob controle, pois ele queria que ambas tivessem as mesmas oportunidades de amar, de viver e de escolher. Os nomes das duas mulheres eram Rute e Orfa. As duas tiveram a mesma oportunidade, a mesma sogra, o mesmo sogro e o direito de escolher a mesma salvação. Uma aceitou a salvação e a outra a recusou. Elas são símbolos, figuras da escolha que mudaria radicalmente o seu futuro.


Rute 1:4: E eles tomaram como esposas para si mulheres moabitas. O nome de uma delas era Orfa, e o nome da outra era Rute. E habitaram ali quase dez anos.


     Deus foi tirando todas as possibilidade de apoio carnal daquela mulher de quem somente se aceitava a fé como recurso. A fé é provada quando há uma grande missão quase insubstituível. Quando temos uma missão que depende somente da fé, nenhuma de nossas posses tem valor no processo de construção. Deus trata de nos deixar sem nada, mas todo aquele que entende isso, tem direito a grandes herdades ainda nesta vida.


Rute 1:5: Mas morreram também seus dois filhos Malom e Quiliom, e a mulher ficou ainda mais só, sem esposo e sem seus dois filhos.


     Quando Deus está no controle ele nos atrai e nos conduz; ele nos dirige. Ele nos dá, nos tira, nos empobrece sem que saibamos que nos recompensará como a nenhum outro. Ele nos abre os ouvidos para ouvirmos os rumores que nos interessam.


Rute 1:6: Então Noemi iniciou o seu regresso da terra de Moabe com suas duas noras, porque ouviu-se rumores na terra de Moabe que  o Senhor Jeová havia visitado seu povo para dar-lhe alimento.

     Voltar a Belém é um dom de Deus. Voltar é uma bênção. O caminho de volta é revelado por Deus, principalmente quando chegamos no tempo certo e ainda nos dá o maior sinal de bênção. Veja que mesmo Orfa começou no caminho da redenção. Muitos começam o caminho da redenção, mas não conseguem percorrê-lo completamente. No meio da caminha, ela desejou voltar: Um tipo precioso de muitas vidas que começam e jamais terminarão a sua carreira.  Os deuses de seus pais a atraíam para que regressasse. Ela estava recusando a grande oportunidade de sua vida, pois Deus ainda não havia assinalado quem delas poderia ser a mãe de Jessé, pai de Davi. Is 11.1,2 " Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Sehor, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor".

   Em Cristo, um forte abraço e Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário