Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - MANSIDÃO

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."(Gl 5.22,23).

   Mansidão (gr. prautes); disposição de ser gentil, manso, paciente em sofrer injúrias sem ter espírito de vingança, um equilíbrio de todos os temperamentos e paixões, o contrário da ira. A mansidão também é muito próxima à humildade. De fato, às vezes elas vêm juntas. Ao olharmos para Efésios 4.2, a primeiríssima coisa que Paulo diz é o que os novos convertidos devem fazer quando estão andando num caminho que é consistente com seu chamado, é terem toda humildade e mansidão.  Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,”(Ef 4.1,2).

  Quando olhamos panoramicamente para o Antigo testamento, quase não encontramos a palavra mansidão, porém vemos atos mansos do nosso Deus para com o Seu povo. Vejamos mansidão e ato de mansidão:

 “Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura, lograreis esconder-vos no dia da ira do SENHOR.”(Sf 2.3) 

   Quando Elias estava fugindo de Jezabel temendo por sua vida, e caiu numa espécie de depressão suicida. E Deus o encontra no deserto, sob uma árvore desejando morrer. E o que Deus faz? Basicamente Deus o conforta. Deixa-o dormir, e depois o acorda para tomar café-da-manhã. E a comida que Deus lhe deu foi pão recém assado no céu, entregue por um anjo. Então Deus o levou de volta para o Monte Sinai, e novamente lhe dá uma demonstração audiovisual de terremoto, vento e fogo. Mas então, o texto diz que Deus não estava naquelas coisas. Quando Deus falou a Elias, foi, como costuma ser traduzido, uma pequena e tranquila voz, ou em nossa tradução moderna, um manso sussurro. E depois de lidar com Elias tão mansamente, Deus manda Elias de volta e o restaura a seu trabalho. Então a mansidão de Deus no Antigo Testamento está lá.

   Também vemos a mansidão sendo relacionado a Jesus “eu era como um cordeiro manso levado ao matadouro”(Jr 11.19)

   No novo testamento a palavra mansidão aparece inúmeras vezes.
   A mansidão deve ser seguida:Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.”(1  Tm 6.11) 

   Devemos nos revestir de mansidão:Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;”(Cl 3.12,13)

   Entende-se que a mansidão é uma qualidade de manso. 
   A bíblia diz que Moisés era um homem mui manso(Nm 12.3), diz que os mansos comerão e se fartarão(Sl 22.26), que os mansos o ouvirão e se alegrarão(Sl 34.2), que os mansos herdarão a terra(Sl 37.11; Mt 5.5); "E os mansos terão gozo sobre gozo no SENHOR"(Is29.19)
 "E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;"(2Tm 2.24) e Jesus falou dele mesmo:"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas."(Mt 11.29)

Viva Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
Pastor Edson

2 comentários:

  1. Amado, boa noite.

    copiei seu texto para ajuntar a outros com finalidade de produzir um texto sobre mansidão.

    Citarei a fonte.


    Tenho um blog (não é convite para visitá-lo) atraves das escrituras.
    Mas não utilizarei seu texto para esse propósito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia
      Obrigado pela mensagem edificante.
      Deus continue abençoando vocês

      Excluir