Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O FRUTO DO ESPÍRITO - BONDADE

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei."(Gl 5.22,23).

   Bondade (Hb. Tuwb; Gr. agathosune): 1)Superlativo de bom; 2)zelo pela verdade e pela retidão; 3)repulsa ao mal ou repreensão ou correção do mal. Temos um claro exemplo desta correção no Evangelho escrito por Mateus conhecido como "a purificação do templo"(Mt21.12).  Também podemos dizer que esta bondade se refere especialmente a generosidade de coração e das  ações. 

   Todos os atos dos indivíduos generosos são no sentido de dar e não de receber, revelando um coração desprendido. Paulo disse a Tito para ele pregar aos crentes em Deus, que eles se esforçassem por distinguir-se na prática do bem: “Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens. (Tt 3.8). Devido ao egoísmo dos homens faz-se necessário o ensinamento a ocuparem-se com a generosidade para com o próximo.

   Moisés um dia pediu para ver a glória de Deus, e ele mesmo nos escreve, que Deus mostrou-lhe toda sua bondade.(Ex 33.18-23) E na narrativa seguinte, o próprio Deus apregoou o nome do Senhor à Moisés.(Ex 34.5-7)

   A bondade de Deus é Eterna:“Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas bondades, que são desde a eternidade”.(Sl 25.6)
   A bondade de Deus é Profética: “Saciarei de gordura a alma dos sacerdotes, e o meu povo se fartará com a minha bondade, diz o SENHOR.” (Jr 31.14)
   A bondade de Deus é para ser seguida O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra.” (Pv 21.21)
   A bondade de Deus é vista em toda terra: “Ele ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do SENHOR” (Sl 33.5)
   A bondade de Deus é para toda eternidade:Por que te glorias na maldade, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus dura para sempre.”(Sl52.1)

"Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor." (Ef 5.8-10). A bondade do Senhor provem de uma vida com Ele, se não estamos nEle e Ele em nós, não podemos dar fruto. O Senhor é luz, se estamos nEle, andamos como Ele. "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida"(Jo 8.12)


   A benignidade anda juntamente com a bondade. Benignidade fala de uma disposição ou de uma qualidade interior e a bondade fala das consequências dos atos exteriores. Quem é benigno pratica a bondade. Como Paulo ensinou aos romanos que se estamos possuídos de bondade, estamos aptos a admoestar um irmão. (Rm 15.14)


Viva Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
Pastor Edson
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário