Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

REAGINDO AS DIFICULDADES, CONFORME PADRÃO BÍBLICO

  INTRODUÇÃO: 

   No primeiro livro do profeta Samuel, capítulo 30, temos uma das situações desesperadora, que sucederam a Davi e isso está  registrado nas escrituras para ensino nosso(Rm15,4).
   O contexto nos diz que Davi lutava ao lado dos filisteus, porque estava fugindo de Saul. 
   Encontrando refúgio em Aquís, Rei de Gate, esse deu para Davi de presente uma cidade chamada Ziclague (1Sm27,6). 
   Davi coquistou a confiança do rei Aquis, a ponto de ser colocado como guarda pessoal da sua vida (1Sm28.2).  
   Os filisteus agora se ajuntaram em milhares para combater o exército de Saul. Davi seria posto a prova quanto a sua fidelidade ao rei e sua fidelidade ao Deus de Israel, pois teria que combater contra seu próprio povo. 
  Davi não temeu, pois de alguma forma sabia que Deus lhe concederia escape e foi o que ocorreu no capítulo 30 de 1º Samuel.   
   A primeira vista, uma catástrofe, naturalmente falando. Por outro lado, espiritualmente falando, um exemplo de paz, tranquilidade e confiança em Deus, que por todos nós devem ser seguidos.
   Davi e os 600 homens que lutavam ao seu lado, haviam deixado em Ziclague suas mulheres, filhos e filhas para ir combater Israel, ao lado do rei Aquis, porém Deus levantou dentre os principes dos filisteus alguns que não estavam confiantes em Davi, os quais convenceram o rei a mandá-lo de volta a cidade de Ziclague. 
  Foi então acordado com Davi que ao amanhecer do dia (1Sm29.11) ele partiria, chegando a cidade de Ziclague ao terceiro dia. Quando se depararam com aquela tragédia. Os amalequitas tinha dado sobre a cidade, posto fogo, levado cativo as mulheres, as crianças e jovens (1Sm30.1,2)

   DESENVOLVIMENTO:

   Três áreas atingidas na vida de Davi e seus homens:
1) Financeira
Tinham ferido a cidade, posto fogo, todo o despojo e tudo quanto tinham lhes tomaram (vs1,19).

2) Emocional
 Levaram cativas suas mulheres, seus filhos e suas filhas(v3)

3) Saúde
Davi se angustiou, todo povo se amargurou(v6)

QUATRO PASSOS PARA OBTER VITÓRIA DIANTE DAS DIFICULDADES:

1) Davi e todo povo choraram até ficarem sem forças(v3)

2) Davi esforçou-se no Senhor, seu Deus(v6, final do versículo). Mandou buscar o éfode, a qual estavam ligados, o Urim e Tumim, pois iria consultar o Senhor. Veja bem, não consultou os astros, nem os seus amigos, nem os vizinhos, nem ao menos consultou o sacerdote Abiatar. Foi falar com o Pai.

3) Orou ao Senhor perguntando-lhe o que deveria fazer(v8)

4) Ouviu Deus e fez conforme o seu dito.(v8)

CONCLUSÃO:

"E feriu-os Davi, desde o crepúsculo até à tarde do dia seguinte, e nenhum deles escapou, senão só quatrocentos jovens que, montados sobre camelos fugiram. Assim, livrou Davi tudo quanto tomaram os amalequitas; também as suas duas mulheres livrou Davi....tudo Davi tornou a trazer" (vs17-19).

   Com a direção de Deus a vitória é certa. A palavra diz que não virá sobre nós tentação senão humana, antes com tentação, dará o escape(1Co10.13). Não apenas conseguiremos retomar o que é nosso, como também, Deus acrescentará na nossa vida, como fez a Davi. Ele trouxe de volta o seu seu gado e também tomou o gado dos amalequitas, a qual  foi chamado de despojo de Davi(v20).
   Se for preciso chorar, chore. Depois ore ao Senhor, espere nEle, aguarde Sua resposta, então e somente então tome decisões e reaja.

 Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário