Loja Zaion

ZAION STREET SURF WEAR

domingo, 16 de setembro de 2012

"NÃO TEMAS" ou "NÃO TEMAIS", REALMENTE APARECE 365 VEZES NA BÍBLIA?

Por Pr. Paulo Henrique    Muitos afirmam com “tanta certeza” que a expressão “não temas” aparece 366 vezes na Bíblia. Muitos não ousavam questionar tal afirmação, pois quem teria coragem de sair folheando a Bíblia e contando uma a uma?! Agora com tantas versões da Bíblia para computadores é coisa de segundos.
    Fiz uma rápida pesquisa, não com a intenção de dar uma resposta final para a pergunta acima, mas apenas para mostrar que muitos se contentam apenas em sair repetindo algo que ouviram sem procurar ao menos confirmar a veracidade de tal afirmação.
    Na minha pesquisa utilizei duas versões em português e três em inglês. Além de utilizar a expressão “não temas”, pesquisei também a expressão “não temais”, muito utilizada no Novo Testamento. Já no inglês usei expressões equivalentes, tanto em inglês moderno como antigo (“do not fear”, “do not be afraid”, “be not afraid” e “fear not”). Abaixo segue o resultado desta rápida pesquisa com a expressão “não temas” e equivalentes somados:

* Almeida Corrigida Fiel – 84 vezes
* João Ferreira de Almeida Atualizada – 92
* King James Version (Versão do Rei Tiago) – 89
* Modern King James Version (Versão Moderna do Rei Tiago) – 119
* New American Standard Bible – 119
    
   Eu, Edson, acrescento a pesquisa do pastor Paulo Henrique, a versão de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada, onde aparece 97 vezes:
* não temais = 35 vezes
* não o temais = 2 vezes
* não temas = 58 vezes
* não os temas = 1 vez
* nem temas = 1 vez

    A estória de ter uma expressão “não temas” para cada dia do ano, como alguns afirmam, parecia tão boa, podem afirmar alguns. Minha intenção não é trazer desesperança ao coração de ninguém. Ao contrário, meu desejo é reafirmar as promessas e bênçãos de Deus para a vida daqueles que o servem com coração sincero.
Na verdade não é preciso que tenhamos registrado na Bíblia 366 vezes a expressão “não temas” para nos sentirmos seguros. Quando é o Senhor que está dizendo “não temas”, uma só seria suficiente! Ele não precisa ser relembrado de Suas promessas (Nm 23.19; Hb 6.18). Ele não se esquece dos Seus, nem por um segundo (Is 49.15; Hb 13.5). Ainda assim encontramos perto de uma centena de vezes na Bíblia. Alguns se preocupam mais com o número de vezes que esta expressão aparece na Bíblia do que com o Deus que diz: “não temas!”. Ele é fiel e prometeu sempre estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos (Mt 28.20).
    Ele estará dizendo para você “não temas” tantas vezes quanto for necessário em sua vida, para que você possa descansar em seus braços de amor. NÃO TEMAS!

Fonte: http://seara-italia.blogspot.com.br/2008/07/no-temas-quantas-vezes-aparece-na-bblia.html 

   Gostaria de acrescentar um comentário do nosso irmão Luiz Fontes, um tremendo erudito, para Glória de Deus:

   Segundo alguns eruditos a expressão “não temas” que no hebraico é yare’ ocorre 305 vezes. Segundo esses estudiosos, quando voce soma todos os equivalentes desse termo como uma promessa dos cuidados protetores de Deus para Seu povo chegamos a 365 vezes. Veja o exemplo:
Deuteronômio 18.22: “Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele”.
Deuteronômio 20.3 “e dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje, vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; que não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles”,
João 14.27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”.
   Ainda temos uma outra palavra no hebraico que é ‘arats que junta com o negativo significa “não te estremeças”. Este temos ocorre 5 vezes no A. T. Veja abaixo:
Deuteronômio 1.29: “Então, eu vos disse: não vos espanteis, nem os temais”.
Deuteronômio 7.21: “Não te espantes diante deles, porque o SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, Deus grande e temível”.
Deuteronômio 20.3: “e dir-lhe-á: Ouvi, ó Israel, hoje, vos achegais à peleja contra os vossos inimigos; que não desfaleça o vosso coração; não tenhais medo, não tremais, nem vos aterrorizeis diante deles”,
Deuteronômio 31.6 “Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará”.
Josué 1.9: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.
   Não são 365 versículos e sim 365 vezes. Pode ser que num versículo vc vai encontrar mais de uma vez.

Fonte: http://www.facebook.com/luiz.fontes.12/posts/548278035196363?comment_id=6289821

Em Cristo, um forte abraço e que Deus te abençoe.
Presbítero Edson


 

34 comentários:

  1. Que Deus continue te inspirando neste ministério valoroso.

    ResponderExcluir
  2. Em outras palavras Deus está dizendo q não devemos ter medo de nada pois Deus sempre estará com nosco! !

    ResponderExcluir
  3. Há um hino que diz: o verdadeiro amor lança fora, todo medo.
    Servimos ao Deus que é o próprio amor.
    O único e verdadeiro amor.
    Então , pra quê temer ?
    Em jó 3.25 diz: porque aquilo que temia me sobreveio, e o que receava me aconteceu.
    Deixemos pois de lado, todo medo pois, servimos ao verdadeiro amor. E o verdadeiro amor lança fora todo medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só o hino q diz mas a própria Bíblia em IJo 4.18

      Excluir
    2. Interessante sua resposta. Muitos dizem que Jó sofreu por provação ou por consentimento de Deus... Na realidade a falta de fé (representada pelo medo) de Jó que permitiu ao Diabo agir na vida dele. Vemos isso inicialmente quando após o ritual de purificação ele ainda assim levantava de madrugada duvidando da purificação dos filhos e remendo por suas vidas. O medo é o contrário da fé...

      Excluir
  4. Se fosse possível relatar texto a texto onde estar estou em pesquisa sobre a veracidade muitos falam , mas hoje ao escutar de novo resolvi pesquisar.

    ResponderExcluir
  5. Se fosse possível relatar texto a texto onde estar estou em pesquisa sobre a veracidade muitos falam , mas hoje ao escutar de novo resolvi pesquisar.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada. foi muito útil em minha pesquisa.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a explicação, aprendi muito. Que Deus abençoe ao nobre Pr. Paulo Henrique. A graça e paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  8. Preferi pesquisar antes de compartilhar. Muito boa e segura sua pesquisa, caro irmão. Parabéns! Vim apenas saber se era verdade ou não é acabei ganhando uma aula valiosíssima. Fica na paz. Bruna

    ResponderExcluir
  9. Grande conhecimento da parte de Deus. Aprender da palavra de Deus nunca será demais. Deus o abençoe Pr por este estudo maravilhoso. Aprendi muito! WhatsApp. 094 981334514

    ResponderExcluir
  10. Muito bom..
    estou escrevendo algo sobre o assunto..
    Parabéns.. ótima postagem..
    que Deus o Abençoe

    ResponderExcluir
  11. Ainda ontem ouvi meu pastor falar. Então resolvi pesquisar. Muito bom, tirei a dúvida.

    ResponderExcluir
  12. então!... eu não sei inglês, muito menos o grego, ou hebraico... o fato é que apesar de já ter lido as sagradas escrituras tantas vezes e gostar de ouvir que haviam lá os tais 366 não temas me agradava tanto que eu era uma das que repetia até que... até me deparar com algo um pouco mais agressivo que a esclarecedora postagem do irmão aqui, algo me chamando de papagaio!... eu fiquei tão furiosa que queria provar a mim mesma que os 366 não temas estariam ali, bom, encontrei menos que o autor deste blog - 114 - ainda estou folheando a Bíblia, mas sim, não devemos dar crédito a tudo que ouvimos, mas muito mais há um só versículo que vale por todos os outros não temas que possam ou não estar registrados nas mais variadas buscas e está em 1 João 4. 18
    No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo, não está aperfeiçoado no amor.
    não ter medo é mais que um incentivo!... é um mandamento, uma ordem, que se desrespeitarmos, estaremos sendo covardes, ou seja, encabeçando a lista dos "de fora"... em Apocalipse 21. 8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como todo bom evangélico , a procura pela palavras é mais forte que afé.......kkkkk

      Excluir
  13. Então no caso aparece sim 365 vezes, porém de formas diferentes? Seria isso?

    ResponderExcluir
  14. Acabei por citar isso hoje. De tanto que ouvi, mas sempre tive em mente de que isso não se baseava tão somente na frase: "não temas" e sim em suas várias afirmações ao longo de toda escritura!
    Creio na palavra e em todas as suas promessas. E é nisso que tomo por base.
    Parabéns pelo estudo! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom! Acho importante o pensamento crítico. Precisamos estar firmes como a rocha no que falamos. E não somente repetir as coisas ouvimos. A Palavra de Deus e tremendamente maravilhosa. Obrigado os ilustres estudiosos das Sagradas Escrituras.

    ResponderExcluir
  16. Realmente tinha curiosidade em saber ao certo,gosto de pesquisar,porque é tão ruim ser confrontado,ainda mais quando estamos errados,Jesus se expressando disse erras por não conhecer as escrituras.

    ResponderExcluir
  17. Aprendi mais uma palavra importante da bíblia

    ResponderExcluir
  18. É Muito Bom Termos o Conhecimento da Palavra de Deus, Também Tenho Curiosidade em Saber Sobre as 366 Vezes Escrita na Bíblia Sagrada ( Não Temas ) Deus Abençoe Grandemente a Todos e Obrigada 🙋

    ResponderExcluir
  19. O que Deus nós diz, em toda a bíblia é que ele está conosco todo os dias,nos guardado é cuidado independente de vezes. O senhor é o meu pastor nada me faltará

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu estudo. Como é bom podermos ter de fato o conhecimento.
    Entendi perfeitamente.
    Estamos vivendo um tempo difícil! Tempo de uma Pandemia onde o mundo está assustado e muitos " cristãos" temerosos e em pânico.
    Vim em busca de conteúdo para me expressar com mais propriedade, dando uma palavra de esperança e fé, aliás muito mais de despertamento.

    ResponderExcluir
  21. Existe um livro de curiosidades bíblicas que contém está afirmação, fiquei intrigada com tal afirmação e resolvi fazer uma breve pesquisa a respeito. Sua pesquisa foi de grande ajuda agregando valor e conhecimento. Obrigada por compartilhar conosco. A saber o nome do livro é Tesouros da Bíblia volume 3 autor Pr. Ezequiel Barros - CEM-Centro de Estudos e Missões.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito da pesquisa NÃO TEMAS, me senti um bereano conferindo a veracidade do tema.

    ResponderExcluir
  23. Deus te abençoe e te encha de sabedoria sempre. Entendo seu post realmente não para retirar a esperança, mas para chamar o povo a realidade e a necessidade de estudar a palavra e ir além do que escutam em sermões ou vêem na internet. Afinal, a verdade vós libertará... Graça e paz amado.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom, foi muito proveitosa pra min sua pesquisa pois confesso ja ter cometido também esse erro, Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  25. Excelente trabalho nota dez.paz,Gracias..

    ResponderExcluir
  26. boa Tarde, eu gostaria de saber das referencias sobre as 20 Profecias que faltam para se cumprir.

    ResponderExcluir